Seu negócio foi um sucesso no período de lançamento, mas agora você não vê perspectiva de crescimento? Saiba que você pode estar errando em algum ponto.
Mas não se preocupe: é normal que se erre quando está administrando o primeiro negócio. Para ajudar esse artigo foi preparado especialmente para você com os 5 erros mais comuns que te impedem de crescer. Confira!
5 erros que impedem o crescimento de seus negócios
Os erros que serão listados a seguir são alguns dos mais comuns nesse mercado. É importante conhecê-los antes mesmo de montar um negócio. Veja só:
Não conhecer seu público
No momento que você monta o seu próprio negócio, a primeira coisa a ser feita é analisar o perfil dos seus possíveis clientes. Acontece que nem sempre isso é feito.
Às vezes as pessoas montam um negócio apenas para concretizar um sonho, sem ter pensado para quem vão trabalhar. Com o tempo, há a acomodação e a falta de percepção para observar os principais perfis de clientes.
Ignorar o plano de negócios
O plano de negócios pode ser definido como um documento que contém os objetivos e metas de uma empresa, bem como a forma de alcançá-los. Ao ignorar, você age como se estivesse dirigindo no escuro com os faróis desligados.
Se você não sabe como montar um, acesse o site do Sebrae. Lá você encontra um curso gratuito que ensina o passo a passo para montar o plano de negócios de sua empresa.
Não ter um planejamento financeiro
Esse talvez seja o principal erro. E também o mais grave. Ao não controlar o seu fluxo de caixa e as suas vendas, você não terá o conhecimento de como está a saúde financeira do seu empreendimento.
É importante ressaltar que outro erro muito comum nessa área é misturar as contas pessoais com as da sua empresa. Assim, é comum acontecer de as contas pertinentes ao sei negócios serem deixadas de lado.
Além disso, as retiradas exageradas fazem com que não sobre dinheiro para investimento e manutenção do negócio. Esse são alguns dos diversos fatores financeiros que te impedem de crescer.
Saiba da importância de um planejamento financeiro. É uma leitura rápida e gostosa, assim como essa!
Desconhecer a precificação adequada
Quando você precifica o seu produto ou serviço de forma inadequada há o risco de o seu lucro ser muito baixo ou até mesmo do preço não ser o suficiente para cobrir o produto e os gastos. Por isso, não adianta você colocar o seu preço lá embaixo para atrair clientes.
Precificar vai além de olhar para o produto e avaliar o quanto você pagaria por ele. É preciso considerar uma série de fatores.
Para estabelecer o preço do seu produto saiba as seguintes respostas:
- Qual é o seu gasto com o produto;
- De quanto é a sua margem de lucro
- Qual é a média de preço de mercado;
Portanto, se você deseja precificar um livro, tenha em mente quanto ele custa no mercado, avalie o quanto você gasta com o produto e a margem de lucro desejada. Com isso, seu livro terá o preço certo e você não sofrerá as consequências por errar o preço.
Esquecer do cliente
Ao esquecer do cliente, você está demonstrando que não o acha importante. No entanto, o dito popular “o cliente é a alma do negócio” não está errado. Afinal, sem clientes não há lucro e, consequentemente, não há como manter a empresa.
Pronta para não errar mais
Como você pode ver, não são erros difíceis de contornar. A falta de um plano de negócios, a falta de uma precificação adequada e outros tantos pontos são decisivos no seu empreendimento.
Mas, não se preocupe, ninguém nasce sabendo como funciona. É importante que você busque aprender. Afinal, o conhecimento é a chave para que você obtenha o sucesso no seu negócio.