Conquistar clientes em redes sociais pode parecer complicado, tendo em vista que as redes sociais podem não parecer locais tão voltados para os negócios. No entanto, essa ação pode se tornar mais fácil com o conhecimento de estratégias.
Aliás, com as estratégias certas, as redes sociais podem ser ótimas aliadas na prospecção de clientes no ramo da estética e outros serviços. Afinal, é difícil uma mulher não se encantar com uma foto de um trabalho estético bem feito, de um docinho gostoso, ou uma comida saborosa!
Como conquistar clientes em redes sociais
As redes sociais mais populares para a prospecção de clientes são o Facebook e o Instagram. E não é ao acaso. Somente o Instagram tem cerca de 1 bilhão de usuários, segundo a própria mídia social. O Facebook é ainda mais abrangente: hoje, a rede Social conta com cerca de 2,3 bilhões de perfis.
Não dá para desprezar esse potencial todo, não é mesmo? É preciso que você aprenda a utiliza-lo a seu favor!
Estratégias para atrair clientes no Facebook
Escreva artigos na linguagem certa (Essa dica vale para todas as redes sociais!)
Usar linguagem adequada para as redes sociais é diferencial. De nada adianta fazer uso de um português muito rebuscado, digno de teses de doutorado, incapaz de comunicar e conectar com seu público.
Você precisa, através das postagens, demonstrar proximidade, que entende com quem e sobre o que está falando.
Quando estiver escrevendo os seus posts, pense que você está contando sobre o assunto para as suas amigas. Assim, se tornará muito mais fácil escrever de forma que agrade e demonstre sua proximidade com o público alvo.
É muito importante, também, que você planeje o que irá escrever. Tenha em mente que tanto o Facebook quanto o Instagram apresentam um limite de 2000 caracteres por postagem.
Personalização é tudo!
Procure construir página do Facebook de forma personalizada. Sendo assim, crie uma comunicação direcionada para essa mídia. Não copie e cole o conteúdo de uma rede social para a outra.
Mostre-se agradecida a cada comentário elogiando o seu trabalho. Interaja com seus clientes!
Também é necessário que você seja atenciosa a possíveis críticas de demonstre tentar solucionar o problema, sem deixar transparecer agressividade. Por mais que o cliente não tenha razão!
Você pode ver exemplos interessantes de interação com os clientes na página oficial da Netflix https://www.facebook.com/netflixbrasil/. Muita atenção e bom humor!
Use as ferramentas de anúncio do Facebook
O Facebook oferece um recurso direcionado a publicidade. Inclusive, nesse artigo https://www.facebook.com/business, próprio da rede social, há mais explicações sobre o assunto, bem como as vantagens de seu uso.
Basicamente, essa ferramenta serve para o impulsionamento de sua página. Assim, sua página será vista em perfis de possíveis clientes.
Cuide da reputação em sua página
Pense comigo: são poucas as que arriscariam algum procedimento estético com alguém que tem notas ruins em uma rede tão popular quanto o Facebook.
Além do mais, admita que mesmo com as notas boas, você fica desconfiada quando não há ninguém que fale sobre o trabalho feito. Os bons depoimentos, aliados às boas notas de sua página, são atrativos em razão disso.
Afinal, tendo certeza do bom atendimento, as pessoas interessadas em seu trabalho terão ainda mais confiança em você. Por isso, o ideal é que você cuide de sua reputação por lá, certo?
Estratégias para atrair clientes no Instagram
Foque em boas imagens
Sabemos que o Instagram é uma rede social dedicada a fotos. Tanto no story, quanto na página inicial, o que faz com que as pessoas parem para ler a legenda de uma foto é a sua qualidade e beleza.
Ter uma boa câmera para tirar fotos do seu trabalho é essencial para o uso dessa rede social. Porém, vale frisar que de nada adianta apenas imagens aleatórias.
Uma dica de ouro dada pelo site Sebrae é: faça do Instagram a revista online de seu negócio. Capriche nas fotos e faça bons textos para acompanhar.
Use e abuse das hashtags
As hashtags são responsáveis pelo impulsionamento de suas postagens na ferramenta de buscas. Ou seja, quanto mais hashtags você colocar, sempre que relacionadas com o seu produto, mais chances você tem de aparecer nas pesquisas.
Vamos a um exemplo prático: você postou uma foto de seus serviços e colocou uma hashtag como #lindaprogressiva. Quem buscar por linda progressiva poderá ver a sua publicação, por conta da hashtag.
Vale alertar que o Instagram deixa fazer uso de no máximo 30 hashtagsm por publicação. Isso não quer dizer que você precise colocar as 30, claro. Use só as suficientes, que realmente tenham a ver com seu produto e seus objetivos.
Relacione-se
Curtir as fotos de seus seguidores, responder comentários em todas as publicações, mencionar os seus clientes ao responder a um comentário e comentar nas fotos de seus seguidores podem ser boas formas de relacionar-se na rede.
Inclusive, mencionar pessoas influentes em seu meio nas suas publicações demonstra para os seus seguidores que você está sempre por dentro das novidades. Além disso, ter conexão com influenciadoras ajuda a impulsionar mais a sua página.
Nada de rede social e não utilizar, combinado?
Faça promoções exclusivas aos seus seguidores
Fazer promoções faz com que os seus seguidores venham a virar clientes. A exclusividade fará com que quem segue a sua página se sinta especial e querido por você. É ganho para todo lado!
Vale salientar também o fato de que uma página que organiza promoções e descontos atrai mais seguidores. Tendo mais seguidores, há a chance de ter mais clientes. Matemática pura!
Pronta para usar essas estratégias e conquistar mais clientes?
Viu como não é difícil usar as redes sociais ao seu favor? Você só precisa encará-las de forma profissional. Para isso, o ideal é que você tenha muito bem organizado em quais dias irá postar novos conteúdos.
Além do mais, estabelecer o tempo de uso por dia suas redes sociais profissionais ajudará você a manter a sua rotina. E, com isso, não usar as redes sociais para procrastinar só porque trabalha por sua conta!
Você tem mais alguma dica que já testou e aprovou em suas redes sociais? Que tal compartilhar com a gente?